Rodrigo Salgado Sátiro
Marketing Digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos¹.
Já o termo mídias sociais são os espaços para interação social, como exemplo temos os blogs, as redes sociais, fóruns, sites de compartilhamento de conteúdo, dentre outros espaços. As mídias sociais são os principais canais utilizados pelo marketing digital.
A forma como as empresas se relacionam com seus clientes mudou já há algum tempo e aquela forma tradicional por meio de panfletos, outdoor, anúncios em emissoras de rádio e TV já não funcionam como funcionavam antes.
Hoje na maioria dos segmentos o marketing digital e as ações em mídias sociais são muito mais efetivas que as formas tradicionais utilizadas há anos.
Agora vem a pergunta principal: Será que minha empresa precisa disso? Preciso estar e divulgar na web?
A resposta com certeza é sim. Hoje as pessoas procuram empresas que prestam algum serviço no google e a forma de como fazer alguma coisa no youtube, pra início de conversa.
Apesar de grande evasão de usuários, o facebook ainda é um grande espaço de divulgação. O instagram cresce a cada dia.
Outro local é o linkedin onde possui um perfil sério e de conteúdo para profissionais e empresa.
E como faço para estar nesses espaços, é só divulgar? Nesse caso a resposta é Não.
Você precisa saber o que você quer: tornar sua empresa conhecida, apoiar suas vendas, vender pela internet, etc. Somente depois de decidir o que realmente pretende é que você deve atuar nesses espaços.
O comportamento das pessoas mudou e as empresas precisam estar preparadas para esse novo formato da economia.
Mas todas as empresas mesmo? Até aquelas com produtos ou serviços tradicionais? A resposta é SIM, com certeza.
Um carrinho de lanche ou um food truck, uma costureira, um cabeleireiro ou um salão especializado precisam cada vez mais aparecer, apresentar seus produtos e a melhor forma de atender seus clientes, uma vez que a concorrência aumenta a cada dia.
Prestem atenção numa afirmação:
“Se você não divulga seus produtos na web, pode ter certeza que seus concorrentes divulgam!”
Então o que resta? Colocar sua empresa para ser encontrada e em destaque na web.
Mas aí vem outra questão: Não sabe por onde começar?
Nesse caso você tem duas opções: buscar se qualificar e aprender sobre o assunto ou contratar profissionais que façam o trabalho.
Ah já estava esquecendo, pode ter certeza que
o custo do marketing digital é muito mais barato que o do marketing tradicional e muito mais efetivo, se realizado da forma correta.
________________________________________________
Referências:
¹Resultados Digitais. www.resultadosdigitais.com.br